Artigos
Destacar Palavra no Texto
 
 

Data: 22/08/2010

PILATES E A ESCLEROSE MÚLTIPLA


Pilates e Esclerose Múltipla

Joseph Pilates nasceu em 1880, na Alemanha. Teve uma infância adoentada e se propôs a superar suas dificuldades,  foi ginasta, esquiador e mergulhador. Estudou fisiologia, anatomia e conhecimento da Medicina do Oriente. Foi instrutor de defesa pessoal na Polícia Civil Inglesa e forças armadas da Alemanha.
Na primeira Guerra Mundial, atuou como enfermeiro na Inglaterra e desenvolveu os aparelhos: REFORMER, CADILLAC, ELETRIC CHAIR, WUNDA CHAIR, FULL BARREL, TOWER (GUILHOTINA), PEDIPOLE e diferentes acessórios.
Imigrou para os Estados Unidos, aos 46 anos. No navio para América, conheceu Clara, que seria sua futura esposa.  A “Contrologia” se tornou parte do treinamento e da reabilitação de bailarinos e artistas. Nomes conhecidos como Martha Graham praticavam e recomendavam o Método aos seus próprios alunos. Sua esposa Clara continuou seu trabalho até sua morte em 1976. (Revista Pilates 2010)

É nos dias de hoje que o Método Pilates encontra seu tempo e os portadores de Esclerose Múltipla estão praticando e obtendo excelentes resultados. Os exercícios estimulam as sinapses do sistema neuro motor, atenuando os sintomas da Esclerose Múltipla como: fraqueza, rigidez e dores articulares, coordenação motora, dificuldade para realizar  movimentos com os braços e pernas, perda de equilíbrio, dificuldade para andar, tremores e formigamento no corpo.

A terapêutica indicada à EM se concentra nas ações que atrasam a progressão da doença e melhoram a qualidade de vida do portador pela promoção do alívio dos sintomas (Wikipédia 2010). Desta maneira relacionamos a Contrologia à EM, através do domínio das molas, cordas, barras, bolas,  trabalho de força, flexibilidade, equilíbrio, respiração, fortalecimento dos músculos abdominais, postura, consciência corporal,  relaxamento, movimentos sincronizados, realizados lentamente e controlados.

Fica evidente o bem estar dos portadores de esclerose múltipla após a prática de Pilates, a melhora da auto-estima e o maior enfrentamento perante a doença, buscando superar suas limitações ou aprender a conviver melhor com elas.

Angela Bellini

Educadora Física 

Instrutora de Pilates desde 2006.

 

 

 

 

 
© 2009 - 2017 Aflorem.
 Todos os direitos reservados.
Florianópolis - SC